LIRA SANTANA DE SIMÃO DIAS/SE

sábado, 27 de agosto de 2011

SEDE DA LIRA SANTANA DE CARA NOVA!!!!!!!

QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE PASSAR PELA PRAÇA JACKSON DE FIGUEIREDO, CERTAMENTE JÁ NOTOU QUE A SEDE DA NOSSA QUERIDA FILARMÔNICA LIRA SANTANA  ESTÁ DE "CARA" NOVA. MAS AINDA FALTA!
TUDO ISSO FOI POSSÍVEL GRAÇAS A COMPREENÇÃO DOS MÚSICOS DA BANDA, QUE DOARAM SEUS CACHÊS PARA FAZER A 1ª  PARTE, E, AO DESEMPENHO DA DIRETORIA DESTE ORGÃO, QUE LUTARAM JUNTO A SECULT/SE PARA ADICIONAR UMA PEQUENA PARCELA DESTINADA À COMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA DENTRO PROJETO PONTO DE CULTURA "LIRA DA CIDADANIA" .


AGRADECEMOS AOS MÚSICOS E AOS SEUS PAIS PELO APÓIO NESSA LUTA, ALÉM É CLARO, AOS AMIGOS QUE SEMPRE SE DISPÕEM PARA UMA FUTURA CAMPANHA CORPO-A-CORPO AOS CIDADÃOS SIMÃODIENSES.

UM ABRAÇO


domingo, 7 de agosto de 2011

MÚSICO DIZ QUE FAMILIARES DE VALADARES E DÉDA NÃO APOIAM FILARMÔNICA DE SUA CIDADE

Manchete : MÚSICO DIZ QUE FAMILIARES DE VALADARES E DÉDA NÃO APOIAM FILARMÔNICA DE SUA CIDADE
Enviado por Magno de Jesus em 07/08/2011 18:09:16 ( 8 leituras )
Manchete
Grande parte da classe política sergipana não atentou ainda para a vital importância sócio-cultural, que uma filarmônica tem na cidade. Muitos chefes políticos não ajudam como deveriam os trabalhos que essas bandas de música proporcionam aos seus munícipes, especialmente aos jovens que descobrem nas suas escolinhas de música o dom para essa vida artística. A maioria dos prefeitos espera pelo Governo do Estado para fazer algo pelas filarmônicas. Mas nem governo e nem prefeito dão a devida contribuição financeira para que as filarmônicas possam desenvolver-se mais.

Na região sul de Sergipe, as filarmônicas sentem grandemente a falta de atenção dos prefeitos de suas cidades em contribuir financeiramente com elas. Alguns gestores por repassarem pequenas quantias em dinheiro, numa média de somente R$ 2 mil reais mensais para as bandas, que precisam comprar e consertar instrumentos musicais, adquirir novos fardamentos e manutenção na sede, acham que é uma grande coisa, repassar essa pequena quantia. Como acontece no município de Arauá, a prefeita Ana Helena, atrasa esse repasse, segundo informou um músico da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição e ainda diz que está dando uma grande ajuda.

Mas não é somente na região sul que acontece essa falta de cultura por parte de alguns políticos. Na cidade de Simão Dias, localizada na região centro-sul de Sergipe, existe a Associação Musical Lira Senhora Santana, uma banda centenária, que lamentavelmente vem passando por momentos críticos, numa cidade que é berço do senador Antônio Carlos Valadares e do governador Marcelo Déda. E ainda terra natal do deputado federal Valadares Filho e do atual secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

Na manhã deste domingo, 7, no programa radiofônico A Banda no Coreto, apresentado pelo jornalista Magno de Jesus, o músico da Lira Senhora Santana, Ednilson Silva Santos, conhecido por Coroinha, desabafou com referência as ajudas que Valadares e seus familiares, como também os familiares de Déda não destinam para a filarmônica. Segundo ele, o atual prefeito, Denisson Déda, se elegeu no município prometendo que ia ajudar a banda e até o momento, segundo Coroinha não apareceu nada.

Atualmente a banda está com um número de 35 músicos na sua corporação, e tem como presidente e vice, os músicos Dinho e Raimundo. Quem rege a banda é o maestro João da Cruz, o Biller, que também espera maior atenção por parte da classe política de Simão Dias para melhorar a situação da Senhora Santana.

Por Magno de Jesus
Redação A Tribuna Cultural